consulta

POR QUE VIR A UMA CONSULTA?
Algumas condições e sintomas, embora nem sempre estejam diretamente ligados à existência de doenças, podem ser melhoradas e até eliminadas com devido acompanhamento médico, promovendo melhor qualidade de vida e bem-estar:

Intolerância e Alergia Alimentar

O que são?

A intolerância alimentar é causada pela deficiência ou ausência de alguma enzima digestiva, o que prejudica ou impede a digestão de determinados alimentos, culminando em sintomas gastrointestinais. Já a alergia alimentar ocorre quando o organismo reconhece determinados alimentos como agentes agressores, criando anticorpos para combatê-los e gerando sintomas gastrointestinais e sistêmicos mais pronunciados. Apesar de possuírem causas diferentes, as intolerâncias alimentares e as alergias alimentares podem causar sintomas gastrointestinais muito semelhantes, como diarreia, constipação, dor abdominal, gases e sensação de inchaço.

Como é possível melhorar?

O primeiro – e mais importante passo – para a melhora é o diagnóstico correto, já que boa parte dos portadores sofre por anos sem ter a doença reconhecida. O diagnóstico, embora seja essencialmente clínico (baseado nos sinais e sintomas relatados) envolve também os testes de provocação e alguns exames laboratoriais específicos.

O tratamento pode envolver ações como:

Exclusão total de determinado alimento da dieta e orientação em relação a possíveis substituições que evitem carências nutricionais;
Indicação de probióticos, prebióticos e simbióticos, visando à restauração da flora intestinal;
Prescrição de enzimas específicas que auxiliem na digestão do alimento, para os casos em que a exposição / ingestão seja inevitável.

Contato