consulta

POR QUE VIR A UMA CONSULTA?
Algumas condições e sintomas, embora nem sempre estejam diretamente ligados à existência de doenças, podem ser melhoradas e até eliminadas com devido acompanhamento médico, promovendo melhor qualidade de vida e bem-estar:

Dores de cabeça

O que é?

A dor de cabeça ou cefaléia é caracterizada pela sensação dolorosa na cabeça, face e pescoço, podendo ser primária, não associada a nenhuma outra condição, como é o caso da enxaqueca – ou secundária a outras doenças ou condições, como problemas musculoesqueléticos e gastrointestinais, infecções e neoplasias.

A alimentação é, comprovadamente, um dos fatores que mais influencia nas dores de cabeça. Os temperos prontos, chamados glutamato monossódico e os nitratos e nitritos, usados como conservadores e como fixadores de cor em carnes processadas, são algumas das causas presentes no dia a dia. Além disso, desequilíbrios hormonais, principalmente em mulheres que passam por mudanças no ciclo menstrual e pelo climatério, também podem ser a origem das dores crônicas.

Como é possível melhorar?

Primeiramente, é preciso entender os reais motivos para a existência da dor. O tratamento pode ser feito de forma global, propondo mudanças nos hábitos do dia a dia do paciente e adotando-se diversos protocolos, como:

• Adoção de uma dieta individualizada, atentando-se para os exames de rotina e para as possíveis deficiências nutricionais;
• Reposição de nutrientes, vitaminas e outras substâncias;
• Controle das taxas metabólicas e hormonais, fazendo o devido reequilíbrio quando necessário.

Contato