Blog

Dicas e novidades para uma vida mais saudável
e com muito mais qualidade de vida.

O lado sombrio da perda de peso

Não há dúvidas quantos aos benefícios do emagrecimento saudável, baseado em uma dieta personalizada, na prática regular de atividades físicas e no equilíbrio hormonal. No entanto, a perda de peso acentuada, principalmente em pacientes ex-obesos, pode acarretar alguns prejuízos para a estética corporal. Entre esses problemas, os mais frequentes são a flacidez de pele, do rosto e do corpo, e a perda do contorno facial. Por isso que é tão importante realizar o acompanhamento médico completo, que inclua a manutenção da saúde hormonal, o controle peso e o cuidado com a beleza e o bem estar dos pacientes.

A flacidez da pele após a perda abrupta de peso é decorrente da diminuição da tonicidade cutânea e pode ser maior ou menor, dependendo de fatores como: a quantidade de peso perdida, a hidratação e elasticidade da pele, a nutrição, exposição solar, tabagismo, genética, entre outros. O problema pode atingir pacientes de todas as faixas etárias, mas é mais intenso em indivíduos que já sofrem com a perda de colágeno e outros sinais do envelhecimento. É importante dizer que não só o corpo, mas também a face sofre com a perda de elasticidade, o que causa a diminuição dos coxins gordurosos e a queda dos tecidos de sustentação, provocando a perda dos contornos do rosto.
Mas quem passa por esses problemas não precisa se desesperar. A estética médica dispõe de diversos procedimentos capazes de estimular, forma intensa, a produção de colágeno novo, melhorando a firmeza, a textura da pele e, até mesmo, promovendo um “efeito lifting” sem a necessidade de cirurgia. Confira alguns desses tratamentos:

● Bioestimuladores de colágeno – Sculptra®
O Ácido Poli-L-Láctico, comercialmente conhecido como Sculptra®, é um bioestimuladores mais eficientes para a pele. A aplicação da substância é totalmente segura e melhora visivelmente a espessura da pele, melhorando a firmeza e a textura cutânea. O Sculptra® age diretamente na produção de colágeno em camadas profundas, sendo eficaz para tratar a falta de tonicidade em diversas partes do corpo, como glúteos, coxas e braços, áreas difíceis de serem tratadas com outros aparelhos; no abdômen, uma das regiões que mais sofre com a flacidez após a perda de peso; e no rosto, colo e mãos, atenuando rugas e melhorando a qualidade da pele nessas áreas.

● Fios de sustentação reabsorvíveis
Os fios de sustentação têm como objetivo levantar os tecidos da face de forma minimamente invasiva, devolvendo firmeza à pele e promovendo um efeito “lifting”, sem cirurgia. São compostos de substâncias bioestimuladoras, como o ácido Poli-L-Lático que trata a flacidez, e possuem cones ou ganchos acoplados, que promovem a tração dos tecidos cutâneos, sustentando a face. Os fios reabsorvíveis são aplicados por meio de duas agulhas em um procedimento minimamente invasivo e rápido, feito em consultório, sem a necessidade de sedação.

● Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento facial é uma excelente opção para reestruturação da face, principalmente em pacientes que perderam peso e sofrem com depressões e a diminuição dos coxins gordurosos. Realizado com o ácido hialurônico, substância naturalmente presente no corpo humano, que não oferece perigo de reações adversas, o tratamento visa preencher o espaço entre as células, atenuando os sulcos e vincos faciais, além de melhorar o contorno de todo o rosto. O procedimento é feito em consultório, com anestesia local ou tópica, por meio de agulhas finas ou micro cânulas.

Contato